florais de bach

O que são os Florais de Bach?

Os maravilhosos florais de Bach são essências energéticas que foram extraídas das flores. 

 Objetivo dos Florais de Bach 

O maior objetivo dos Florais de Bach é transformar estados emocionais e mentais negativos em positivos através da “lei dos opostos” denominado por Bach. Sendo assim, podemos afirmar que a ódio pode ser substituído pela amor, a tristeza pela alegria etc. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado. Por isso que duas pessoas que apresentam a mesma doença podem utilizar florais diferentes.  

Florais de Bach funcionam?

Inúmeros trabalhos científicos foram realizados com as essências Florais de Bach. Ao longo de décadas no Brasil e no mundo, diversos cientistas defenderam teses de mestrado e doutorado, comprovando a eficácia das essências florais em diversas patologias mentais e físicas.

Efeitos colaterais dos Florais de Bach

Podem ser utilizados junto com outros tratamentos, não causam efeitos colaterais e figuram entre os remédios alternativos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a Anvisa, através da portaria 917, implantou no SUS (Serviço Único de Saúde) a Terapia Floral de Bach como Medicina Complementar e Integrativa, podendo ser disponibilizada por profissionais habilitados em postos de saúde.

Quem pode utilizar os florais de Bach?

Os florais são recomendados para todas as idades, sem contraindicação. No caso dos bebês, para facilitar o uso, os florais podem ser diluídos em água ou suco. Podem ser utilizados também em pets.

Florais de Bach kids

Sim os florais de Bach  também são indicados para crianças e existe florais específicos para esse público que são denominados de Florais de Bach Kids. Situações como a separação dos pais, mudança de cidade, nascimento de irmão, entrada na escola, ser obrigado a deixar a chupeta, desmame e retorno da mãe ao trabalho, são algumas das mudanças em sua rotina que podem resultar em comportamentos de apego, ciúme, agressividade, timidez, tristeza e irritabilidade.

Florais de Bach para Pets

Sim também existem os Florais de Bach para pets pois os nossos animais também possuem emoções. Esses florais são conhecidos como Florais de Bach Pets.

floorais de bach para pets

Confira abaixo a lista com os 38 Florais de Bach, as indicações e os benefícios que eles promovem:

  1. Agrimony (Agrimonia Eupatoria) – Indicado para preocupações, tormentos e problemas em geral. É muito bom para pessoas que escondem seus sentimentos e preocupações de outros indivíduos. Agrimony ajuda a destravar a angústia e a depressão, de forma a liberar o estado emocional daquele que se sente preso dentro de si.
  2. Aspen (Populus tremuloides) – Ideal para pessoas que apresentam medos vagos ou medo de algo sem explicação e/ou desconhecidos, maus pensamentos, sentimento de medo de voltar a dormir por causa de pesadelos.
  3. Beech (Fagus sylvatica) – Recomendado para pessoas que possuem a mania de julgar e que gostam de exagerar sobre os fatos que observa. Auxilia o indivíduo a ser mais tolerante e compreensivo das diferenças entre as pessoas.
  4. Centaury (Erythraea centaurium) – Auxilia na falta de iniciativa e na fraqueza em horas decisivas. Ajuda o indivíduo a buscar o seu eu interior, se tornando mais positivo e mais ativo.
  5. Cerato (Cerastostigma willmottiana) – Auxilia na busca da individualidade e no livramento de influências negativas oriundas de fora. Muito bom para pessoas que não sentem confiança e que estão sempre perguntando a opinião alheia.
  6. Cherry Plum (Prunus Cerasifera) – Indicado para aqueles que sentem medo, ajuda a afastar a ideia de suicídio além de controlar a ansiedade.
  7. Chestnut Bud (Æsculus hippocastanu) – Para pessoas que nunca aproveitam as oportunidades. Ideal também para pessoas que continuam repetindo os mesmos erros e que não conseguem aprender com as experiências da vida.
  8. Chicory (Chicorium intybus) – Auxilia ao combate contra o egoísmo e a possessividade. Muito bom para pessoas que não conseguem ver nada de errado, auxilia na compreensão sobre o amor como um sentimento natural.
  9. Clematis (Clematis recta) – Ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos e estabilidade, ajuda também para a falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais desatentos.
  10. Crab Apple (Malus pumila) – Ideal para limpeza interior, libertando assim a pessoa na compreensão das desordens físicas, de forma que ela entenda que isso começa dentro de si mesma. Além disso, ajuda a pessoa a manter o controle para assim reverter situações que estão em desordem.
  11. Elm (Umus procera) – Para pessoas que esperam fazer algo importante na vida e que será benéfico para o mundo. Muito bom para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades e sempre exaustos. Auxilia no reconhecimento e no respeito dos próprios limites físicos.
  12. Gentian (Gentiana amarella) – Ideal para pessoas que se sentem desencorajadas, e que precisam enfrentar as dificuldades como oportunidade de crescer. Este floral ajuda a transformar as dúvidas de modo a compreende-las. Também encoraja no desafio frente aos obstáculos e na superação de perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.
  13. Gorse (Ulex europaeus) – Auxilia no desânimo e na desesperança daqueles que não confiam no próprio potencial para reverter situações complicadas. Também ajuda a trazer coragem para continuar na batalha do dia a dia.
  14. Heather (Calluna vulgaris) – Para pessoas que buscam por companheirismo e também para os que se sentem sozinhos e infelizes. Ajuda a acalmar o medo, a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo sobre si mesmo.
  15. Holly (Ilex aquifolium) – Para pessoas que se sentem atacadas por pensamentos oriundos de inveja, ciúmes ou qualquer tipo de sentimento negativo. Ajuda a trazer proteção contra energias negativas vindas de fora. Indicado para quem costuma passar mal ao ver o sucesso de outras pessoas e para quem desconfia de todos.
  16. Honeysuckle (Lonicera caprifolium) – Recomendado para pessoas que gostam de viver no passado e permanecem ligadas o tempo todo às memórias de perda de parentes ou amigos.
  17. Hornbeam (Carpinus betulus) – Traz equilíbrio mental e físico, trazendo força para a realização de tarefas, além de trazer poder, força e determinação para trabalhar.
  18. Impatiens (Impatiens glandulífera) – Para pessoas que querem tudo sem nenhum atraso, pessoas que não tem paciência e não gostam de perder tempo. Auxilia a acalmar a irritação, alivia a dor e a tensão.
  19. Larch (Larix decíduas) – Para pessoas que se consideram menos importantes em relação a outros e incapazes de realizar qualquer coisa. Auxilia no surgimento de força e determinação para um crescimento forte e sadio. Ajuda também a minimizar o sentimento de inferioridade, falta de confiança no próprio valor e no desânimo.
  20. Mimulus (Mimulus guttatus) – Ajuda fortemente contra o medo de doenças, dor, desgraças, acidentes. Auxilia na volta da confidência e felicidade.
  21. Mustard (Sinapis arvensis) – Ajuda a trazer suporte e estabilidade para pessoas que sentem melancolia e tristeza quase de forma profunda, desesperada ou depressiva. Também é indicado para os que pensam que jamais serão felizes. Ideal para depressão sem explicação.
  22. Oak (Quercus robur) – Muito bom para pessoas que estão sempre lutando com uma desabilidade crônica ou doença e que jamais aceitam derrota.
  23. Olive (Olea europaea) – Para pessoas que sofrem mentalmente ou fisicamente, sentem-se exaustos por causa de alguma dor, batalha ou doença. Auxilia na renovação da força trazendo vitalidade. Tira o cansaço e o esgotamento mental e físico, sendo muito utilizado para períodos estressantes decorrentes de crises, problemas de saúde e separações.
  24. Pine (Pinus sylvestris) – Auxilia na eliminação do sentimento de culpa e combate a baixa autoestima. Ajuda o indivíduo a confiar nas suas potencialidades e continuar perseverante no trajeto da vida. Este floral possui propriedade de limpeza, de modo que ajuda a limpar e clarear obstrução nos segmentos físico e/ou mental.
  25. Red Chestnut (aesculus carnea) – Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Bom para acalmar a mente, ansiedade e o medo. Elimina a insegurança de modo a trazer coragem.
  26. Rock Rose (Helianthenum nummalarium) – Recomendado para casos onde não existe saída. Ajuda a dar coragem para aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Muito bom para quem treme ao estar em situações difíceis ou inesperadas, ou até mesmo para aqueles que tem medo de viajar. Ajuda a tranquilizar o sono e combate o medo noturno.
  27. Rock Water (Aqua petra) – Ideal para pessoas que são muito exigentes com a maneira em que vivem e não se permitem aproveitar a vida porque acreditam que precisam preservar sua própria imagem, seguindo o modelo da perfeição. Ajuda a eliminar a tensão que fica acumulada nos músculos e nas juntas.
  28. Scleranthus (Scleranthus annuus) – Recomendado para pessoas que apresentam dificuldade em decidir entre duas coisas, de modo a trazer claridade e abertura para a percepção.
  29. Star of Bethelehem (Ornithogalum umbellatum) – Bom para clarear a mente, limpando o inconsciente de traumas físicos e emocionais, principalmente em casos de acidente ou da perda de um ente querido. Alivia tensões, dor e traumas.
  30. Sweet Chestnut (Castanea sativa) – Ajuda o indivíduo a encarar a verdade e realizar mudanças importantes para seguir a vida adiante.
  31. Vervain (Verbena officinalis) – Bom para pessoas que tem princípios fixos e ideais e que não gostam de mudanças. Muito bom para combater o estresse.
  32. Vine (Vitis vinifera) – Recomendado para pessoas autoritárias, tirânicas, insensíveis, inflexíveis, para aqueles que buscam excessivamente o poder. Para pessoas que são sádicas e cruéis. Ideal também para aqueles que buscam impor suas vontades sobre os outros.
  33. Walnut (Juglans regia) – Para pessoas que tem ambições e que se sentem tentadas a levar adiante suas próprias ideias. Ajuda a dar proteção sobre influências exteriores.
  34. Water Violet (Hottonia palustris) – Recomendado para pessoas que necessitam tomar decisões muito importantes na vida. Também para aqueles que gostam de fazer coisas do seu próprio jeito e preferem ficar sozinhos.
  35. White Chestnut (Aesculus hippocastanum) – Auxilia a acalmar e a clarear a mente, de modo a ajudar a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Bom para dor de cabeça, depressão, irritabilidade.
  36. Wild Oat (Bromus ramosus) – Para pessoas que possuem grandes ambições e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Ajuda a eliminar a depressão e o desânimo.
  37. Wild Rose (Rosa canina) – Bom para eliminar a exaustão e a falta de vontade de buscar e lutar por aquilo que deseja.
  38. Willow (Salix vitelina) – Bom para a cura de amargura, ressentimento e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e de não se culpar pelos outros ou pelas coisas que acontecem.

A história dos Florais de Bach

Edward Bach
Edward Bach

Edward Bach (1886 – 1936) foi um médico e homeopata inglês, descobriu 7 vacinas homeopáticas. Para o Doutor Bach, o estado do paciente era mais importante do que a doença que ele tinha e se concentrava na busca por remédios naturais que não provocassem efeitos colaterais e permitissem ao paciente encontrar um estado de espírito positivo.

Seu objetivo: a busca do bem-estar físico através do bem-estar mental “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são).

Durante a guerra de 1914, Um dia, de repente ele desmaiou e foi levado de emergência para o bloco operatório, vítima de uma grave hemorragia. Um tumor lhe foi retirado por seus colegas.

Uma cirurgia habilidosa trouxe-o novamente à vida, mas disseram-lhe que só viveria por mais três meses. A despeito dessa terrível notícia, retornou, num estado muito fraco de saúde, a ocupar o seu cargo nos laboratórios. Após alguns meses, esquecendo seus problemas devido à pressão do trabalho, tornou-se mais forte. Os amigos que o viram posteriormente, ficaram atônitos por ainda estar vivo. Ele mesmo concluiu que foi a consciência de um propósito em sua vida que lhe trouxe de volta a saúde.

Uma conclusão a que chegou foi de que o mesmo tratamento não curava a mesma doença. Decidiu que a personalidade do paciente era mais importante do que os sintomas e deve ser tida em conta no tratamento médico.

Desde tenra idade, o Dr. Bach tinha percebido que a personalidade e as atitudes das pessoas afetam o seu estado de saúde.

Ele tornou-se cada vez mais insatisfeito com os limites da medicina convencional e a sua focalização na cura dos sintomas. Acreditando que o tratamento eficaz devia concentrar-se nas causas da doença, decidiu seguir o seu interesse pela imunologia e tornou-se Bacteriologista Assistente no UCH em 1915.

De 1919 a 1922, trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital (Hospital Homeopático de Londres). Enquanto aí esteve, ficou surpreso pelo fato de Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, ter reconhecido a importância da personalidade na doença, 150 anos antes. Combinando estes princípios com os seus conhecimentos da medicina convencional, desenvolveu os Sete Nosódios de Bach, que são vacinas orais baseadas em bactérias intestinais que purificam o trato intestinal, com efeitos notáveis na saúde geral do paciente e em estados crônicos difíceis.

Em 1928, no decorrer de um jantar, teve uma revelação. Observando os convidados, compreendeu que pertenciam a tipos distintos. A partir daí, chegou à inspirada conclusão de que cada tipo reagiria à doença de uma maneira particular.
Na Primavera de 1930, com 43 anos de idade, o Dr. Bach encerrou o seu laboratório e consultório e foi para o País de Gales, devotando todo o seu tempo na busca de remédios à base de ervas, na natureza.

Ao longo de anos de tentativa e erro, preparando e testando milhares de plantas, Dr. Bach encontrou um a um e todos os remédios que procurava. Cada planta tencionando tratar um estado mental ou emocional específico. Desse modo ele descobriu que, tratando a personalidade e os sentimentos de seus pacientes, sua infelicidade e tensão física se poderiam aliviar naturalmente, à medida que o potencial curativo de seus corpos se ia desbloqueando e permitindo seu correto funcionamento.

Ele criou os 38 florais de Bach e o Rescue ( que são a combinação de cinco essências, que são conhecidas também como essência para emergências.), viu que não eram necessários mais florais; os 38 florais cobriam todos os aspectos da natureza humana e assim todos os estados de espírito negativos subjacentes à doença.

No final de Novembro de 1936, morreu em paz, enquanto dormia, satisfeito por ter concluído a sua missão.

Florais de Bach para ansiedade

Os florais de Bach são fundamentais para tratar os casos de ansiedade, uma vez que ele trata as emoções do sujeito. Para iniciar um tratamento alternativo com florais você deve procurar um terapeuta de Floral de Bach, ele vai agendar uma sessão com você para colher informações e indicar os melhores florais para tratar o seu problema. Os florais são feitos em farmácia de manipulação, geralmente são utilizados várias flores em sua composição e somente o terapeuta pode receitar as flores ideais para a composição do seu floral. O objetivo dos florais é tratar a pessoa e não a sua doença ou seus sintomas. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado.

Uma pessoa com ansiedade generalizada, ela tem medo de ter mais uma crise, e o floral age nesse sentimento do medo promovendo o seu oposto que é a  coragem.