Os maravilhosos florais de Bach são essências energéticas que foram extraídas das flores.
O maior objetivo dos Florais de Bach é transformar estados emocionais e mentais negativos em positivos através da “lei dos opostos” denominado por Bach. Sendo assim, podemos afirmar que a ódio pode ser substituído pela amor, a tristeza pela alegria etc. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado. Por isso que duas pessoas que apresentam a mesma doença podem utilizar florais diferentes.
Inúmeros trabalhos científicos foram realizados com as essências Florais de Bach. Ao longo de décadas no Brasil e no mundo, diversos cientistas defenderam teses de mestrado e doutorado, comprovando a eficácia das essências florais em diversas patologias mentais e físicas.
Podem ser utilizados junto com outros tratamentos, não causam efeitos colaterais e figuram entre os remédios alternativos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a Anvisa, através da portaria 917, implantou no SUS (Serviço Único de Saúde) a Terapia Floral de Bach como Medicina Complementar e Integrativa, podendo ser disponibilizada por profissionais habilitados em postos de saúde.
Sim os florais de Bach também são indicados para crianças e existe florais específicos para esse público que são denominados de Florais de Bach Kids. Situações como a separação dos pais, mudança de cidade, nascimento de irmão, entrada na escola, ser obrigado a deixar a chupeta, desmame e retorno da mãe ao trabalho, são algumas das mudanças em sua rotina que podem resultar em comportamentos de apego, ciúme, agressividade, timidez, tristeza e irritabilidade.
Sim também existem os Florais de Bach para pets pois os nossos animais também possuem emoções. Esses florais são conhecidos como Florais de Bach Pets.
Edward Bach (1886 – 1936) foi um médico e homeopata inglês, descobriu 7 vacinas homeopáticas. Para o Doutor Bach, o estado do paciente era mais importante do que a doença que ele tinha e se concentrava na busca por remédios naturais que não provocassem efeitos colaterais e permitissem ao paciente encontrar um estado de espírito positivo.
Seu objetivo: a busca do bem-estar físico através do bem-estar mental “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são).
Durante a guerra de 1914, Um dia, de repente ele desmaiou e foi levado de emergência para o bloco operatório, vítima de uma grave hemorragia. Um tumor lhe foi retirado por seus colegas.
Uma cirurgia habilidosa trouxe-o novamente à vida, mas disseram-lhe que só viveria por mais três meses. A despeito dessa terrível notícia, retornou, num estado muito fraco de saúde, a ocupar o seu cargo nos laboratórios. Após alguns meses, esquecendo seus problemas devido à pressão do trabalho, tornou-se mais forte. Os amigos que o viram posteriormente, ficaram atônitos por ainda estar vivo. Ele mesmo concluiu que foi a consciência de um propósito em sua vida que lhe trouxe de volta a saúde.
Uma conclusão a que chegou foi de que o mesmo tratamento não curava a mesma doença. Decidiu que a personalidade do paciente era mais importante do que os sintomas e deve ser tida em conta no tratamento médico.
Desde tenra idade, o Dr. Bach tinha percebido que a personalidade e as atitudes das pessoas afetam o seu estado de saúde.
Ele tornou-se cada vez mais insatisfeito com os limites da medicina convencional e a sua focalização na cura dos sintomas. Acreditando que o tratamento eficaz devia concentrar-se nas causas da doença, decidiu seguir o seu interesse pela imunologia e tornou-se Bacteriologista Assistente no UCH em 1915.
De 1919 a 1922, trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital (Hospital Homeopático de Londres). Enquanto aí esteve, ficou surpreso pelo fato de Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, ter reconhecido a importância da personalidade na doença, 150 anos antes. Combinando estes princípios com os seus conhecimentos da medicina convencional, desenvolveu os Sete Nosódios de Bach, que são vacinas orais baseadas em bactérias intestinais que purificam o trato intestinal, com efeitos notáveis na saúde geral do paciente e em estados crônicos difíceis.
Em 1928, no decorrer de um jantar, teve uma revelação. Observando os convidados, compreendeu que pertenciam a tipos distintos. A partir daí, chegou à inspirada conclusão de que cada tipo reagiria à doença de uma maneira particular.
Na Primavera de 1930, com 43 anos de idade, o Dr. Bach encerrou o seu laboratório e consultório e foi para o País de Gales, devotando todo o seu tempo na busca de remédios à base de ervas, na natureza.
Ao longo de anos de tentativa e erro, preparando e testando milhares de plantas, Dr. Bach encontrou um a um e todos os remédios que procurava. Cada planta tencionando tratar um estado mental ou emocional específico. Desse modo ele descobriu que, tratando a personalidade e os sentimentos de seus pacientes, sua infelicidade e tensão física se poderiam aliviar naturalmente, à medida que o potencial curativo de seus corpos se ia desbloqueando e permitindo seu correto funcionamento.
Ele criou os 38 florais de Bach e o Rescue ( que são a combinação de cinco essências, que são conhecidas também como essência para emergências.), viu que não eram necessários mais florais; os 38 florais cobriam todos os aspectos da natureza humana e assim todos os estados de espírito negativos subjacentes à doença.
No final de Novembro de 1936, morreu em paz, enquanto dormia, satisfeito por ter concluído a sua missão.
Os florais de Bach são fundamentais para tratar os casos de ansiedade, uma vez que ele trata as emoções do sujeito. Para iniciar um tratamento alternativo com florais você deve procurar um terapeuta de Floral de Bach, ele vai agendar uma sessão com você para colher informações e indicar os melhores florais para tratar o seu problema. Os florais são feitos em farmácia de manipulação, geralmente são utilizados várias flores em sua composição e somente o terapeuta pode receitar as flores ideais para a composição do seu floral. O objetivo dos florais é tratar a pessoa e não a sua doença ou seus sintomas. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado.
Uma pessoa com ansiedade generalizada, ela tem medo de ter mais uma crise, e o floral age nesse sentimento do medo promovendo o seu oposto que é a coragem.